Colagens
A colagem sempre foi uma forma de eu me manifestar, me desconectar de tudo e de todos.
Todas as peças representam semioticamente momentos, pensamentos e emoções guardadas que se libertaram de minha mente e se tornaram imagens. Desde 2004, pratico a colagem no papel, gerando significados, criando formas, desconstruindo e retirando objetos de sua realidade. Técnica não muito antiga, conhecida antes do século XX e praticada por nomes como Picasso e George Braque, mas que foi relegada ao título de brincadeira de criança.
Elementos variados, são utilizados para resignificar seu sentido primário, gerando novas mensagens para seu expectador. Criam ainda uma interatividade seja ela sensitiva, verbal e/ou imagética, dando ao observador a possibilidade de fazer a leitura que desejar.
Técnico em comunicação visual, graduado e tecnólogo em design gráfico, pós gráduado em experiência do usuário, especialista em product design, Lufell Fernandes em seu ócio criativo, se abstrai do mundo em sua sala de desenho, onde cria peças de decoração e elementos que se comunicam e se integram nas residências, dando ao observador abstrações e significados que são observados por cada um com sua experiência estética e sua história, dando vida e se conectando com o todo.
As peças e seus formatos e tamanhos distintos, compostos por elementos variados e que, certamente, teriam como destino o lixo. Juntas, essas partes isoladas se comunicam, criam formas, sentidos e uma identidade única.
Colagens
Peças
Objetos
O meu primeiro contato com os pallets foi motivado por uma necessidade. Eu havia acabado de me divorciar e não tinha condições de mobiliar, de forma tradicional, a nova casa. Além da questão financeira, a alternativa de produzir os meus próprios móveis se mostrou um refúgio, uma terapia, uma libertação de toda a angústia, sofrimento e solidão que eu estava vivendo naquele momento.
As ferramentas se tornaram minhas companheiras e o trabalho foi embalado pelo som da banda ACDC. Hoje, tenho certeza que, a partir daquele sofrimento, consegui alcançar uma evolução tanto espiritual, como emotiva, sensitiva e por que não, motora. Elementos fundamentais para minha profissão, o design.
Sou cridor da capa do Livro uniformes lançado em maio de 2017, escrito pelo Jornalista e Terapeuta Transpessoal" Juliano Azevedo". Projeto idealizado inicialmente, fora do digital com elementos reais, posteriormente fotografados e compostos de forma digital.
O desafio foi sintetizar elementos para expor memórias, experiências, pensamentos e análises cotidianas.
Para isso compus uma peça única utilizando colagem e elementos desconstruidos de sua forma original.
#colagem #fotografia #desconstrucao #digital
Lufell Fernandes